O Evangelho de Marcos e os gentios.
A maioria dos estudiosos concorda que o Evangelho de Marcos foi destinado aos gentios, provavelmente aqueles que residiam em Roma.
Há muitas evidências para isso. Por exemplo, Marcos quase não usa citações do Antigo Testamento (Marcos 1: 2-3 sendo a única no livro). Se o seu público fosse judeu, como no Evangelho de Mateus, ele provavelmente teria colocado muitas referências ao Antigo Testamento em seu evangelho.
Conforme está escrito no profeta Isaías: "Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho"— "voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ ".
Marcos 1: 2-3
Em vários casos, Marcos acha necessário explicar certos aspectos da tradição e geografia judaica (Marcos 7: 2-4, 13: 3, 14: 12). Isto não seria necessário se o seu público fosse judeu.
Viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos "impuras", isto é, por lavar. (Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos. Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal.)
Marcos 7: 2-4
Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, de frente para o templo, Pedro, Tiago, João e André lhe perguntaram em particular:
Marcos 13: 3
No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: "Aonde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa? "
Marcos 14: 12
Ele também gasta menos tempo nos debates de Jesus com os líderes judeus, uma vez que isto teria sido menos importante para os gentios.
Este é outro lembrete de que as diferenças nos evangelhos não mostram contradições. Em vez disso, mostra que os autores compreenderam o seu público e incluíram informações que seriam mais úteis para aqueles a quem escreviam.