Aprendendo com homens e mulheres da bíblia – 1ª PARTE – A Natureza do caráter cristão

Colossensses 3:1PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.”

INTRODUÇÃO

Em um mundo conturbado e cheio de problemas a igreja se destaca como o remédio para a cura de todos os males que invadem a alma do homem.

Cada ser humano é único e singular e tem um poder de influência em seu meio social além do que se pode imaginar. Todas as nossas atitudes diante das mais diversas situações da vida são tomadas baseadas no que ja vimos ou ouvimos seja no meio familiar, entre amigos, na escola, na mídia e outros meios. Por exemplo:

  • Programas de RealityShow: Entre eles se destaca o BBB que já esta em sua 8ª edição. O sucesso desse reality show se da ao motivo da curiosidade dos telespectadores sobre a forma de como cada um se relaciona em um meio social e como reagem as mais diversas situações.

Pode até paracer que não, mas as atitudes tomadas pelos participantes podem influenciar de uma forma sutil a vida de vários telespectadores. Nossa mente tem um poder extraordinario de captar e gravar tudo aquilo que vemos ou ouvimos e diante de uma situação a mente humana lembrar algo que seja similar a essa situação e a decisão é tomada baseada naquilo que ja vimou ou ouvimos. Esse processamento de informação é tão rápido que nem percebemos.

  • No meio social: Quantas vezes vemos nossos amigos, familiares, cônjuge tomarem decisões sobre situações da vida e quando nos deparamos em situações similares pensamos ou falamos:
    • Ah, fulano fez isso eu vou fazer também!
    • Fulano falou isso, vou falar também!
    • Meu amigo fez, porque não posso fazer?
    • Minha amiga usou, porque eu não? Vou usar também!

Poderia citar vários exemplos, porém com os ja citados acima conseguimos imaginar como funciona a questão da influência em nosso meio social.


A Natureza do caráter cristão

A igreja tem um papel importante na transformação e na preservação dos bons modos e costumes deste mundo através do poder da INFLUÊNCIA:

  • Romanos 12:2 – “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

É de suma importância que todo o crente conquiste e preserve um bom CARÁTER, veja o que diz a bíblia:

  • Hebreus 12:1-2 – PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

  • Mateus 5:13 –Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.”

CARÁTER

Veja abaixo a definição de CARÁTER:

  • É o conjunto das qualidades de uma pessoa que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesma a ao próximo.


Aspectos do Caráter

POSITIVO NEGATIVO
Santo Iníquio
Justo Injusto
Honesto Desonesto
Submisso Rebelde
Humilde Soberbo
Verdadeiro Mentiroso


O Homem foi criado com um caráter integro.

(Veja também sobre A Humanidade De Jesus)

  • Genêsis 1:26 – E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”

O homem foi criado com um caráter integro. Temos várias evidências bíblicas que provam essa questão. Prova que o homem tinha um carater íntegro era o encontro que ele tinha diáriamente com Deus no Jardim do Édem. O homem tinha plena comunhão com Deus a ponto de conversar com Ele. Somente um ser sem pecado e íntegro pode ter essa comunhão. O que separa o homem de Deus é o pecado, o pecado criou um abismo entre o CRIADOR e a raça humana. GLORIA A DEUS que enviou seu filho Jesus para que tivessemos comunhão novamente com Ele através do sacrifício de Jesus na cruz.

  • Mateus 18:3 –E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.”
  • Mateus 21:16 – “E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?”
  • Lucas 18:16 –Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.”

O homem foi criado sem nenhuma malícia, maldade, inveja, cobiça, mentira ….. era perfeitamente humano e sem mancha. Durante topo o tempo que Adão viveu com Eva eles não se envengonhavam por estarem nus, era normal, natural, somente após a queda do homem é que vemos a preocupação sobre a necessidade tanto do homem quanto da mulher de cobrirem a sua nudez.

Da mesma forma que o homem foi criado um bebê nasce sem nenhuma malícia. Mesmo após o nascimento da Criança, 1 ano, 2 anos, ela continua sem nenhuma malícia ou maldade, ou seja, de carater íntegro. Conforme a criança vai crescendo na sua formação do caráter, da personalidade, ela sofre influência de todos os lados e o meio em que ela vive influência muito na sua formação do seu caráter.


O pecado corrompe o caráter

  • Genêsis 3:6-7 – “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”

A queda caracterizou o pecado e após o pecado o homem teve seu caráter corrompido, desviado, comprometido para sempre.

“…Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus…”

Os aspectos negativos do caráter invadiu o coração do homem e ele jamais seria o mesmo.

Adão teve relações com Eva e esta deu a luz a Caim e Abel. Em Gênesis 4 vemos de forma clara, direta e mortal a consequencia da perda do bom caráter, Caim com inveja e com o coração cheio de ódio de Abel o assassinou.

O PECADO CORREMPEU O CARÁTER DO HOMEM


SOLUÇÃO

CRISTO RESTAURA O CARÁTER DO HOMEM

Ao se arrepender de todos os seus pecados aceitar a Jesus Cristo como único e suficiente salvador de sua vida o homem recebe um novo caráter, veja:

  • 2º Corintios 5:17 – “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
  • Romanos 8:1-17 – “PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

  • João 15:3 – Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.”


PRESERVANDO O CARÁTER

Ja com um caráter restaurado e tranformado pelo poder da palavra e do sangue de Jesus, temos que preserva-lo a fim de influênciar as pessoas através de nossas atitudes baseadas no bom caráter que semeia para vida eterna e para a conversão e tranformação deste mundo.

  • Colossensses 3:1-15 – “PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
    Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
    Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.

Conforme o capitulo citado acima, Colossensses 3:1-15, segue alguns regras para a preservação do caráter.

  1. Buscar as coisas que são de cima – Temos que dar prioridade ao reino de Deus sempre O buscando em oração e na palavra.
  2. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra – Esse versiculo se refere ao caráter humano. Pensar nas coisas que são de cima é pensar nas boas obras, nos bons modos, pensar na santificação, ser honesto, ser submisso, ser humilde, ser verdadeiro e não nas que são da terra, a vaidade, a cobiça, a mentira, a soberba, a imoralidade, as orgias. Tudo que é santo, tudo que é puro, tudo o que é justo nisto pensais.
  3. Mortificai, pois, os vossos membros – Temos que mortificar as vontades da carne, temos que aborrecer a nossa carne e viver em espirito. A briga é muito díficil porém você esta no controle de tudo. Nínguem toma uma atitude forçada, satanas não tem poder nas suas vontades e desejos, ele pode ate tentar mas não tem poder sobre suas decisões. É você quem controla as suas decisões. Sempre antes de tomar alguma atitude referente a alguma situação você tem a escolha entre o certo e o errado. Só você pode escolher entre o certo e o errado e seja qual for a sua decisão a forma que você ira utilizar para pratica-la será a mesma para ambas.
  4. E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento – Se aplicar constantemente na leitura da palavra para se encher de conhecimento e sabedoria para vencer o mundo. A boca fala o que o coração esta cheio. Se encha da Deus.
  5. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor – e perdoando-vos uns aos outros – Jamais guardar rancor e ódio no coração perdoando uns aos outros. o perdão é uma virtude e quebra várias barreiras e as obras do diabo. Abrace, ame, você so tem a ganhar com isso e o seu mundo sera maravilhoso.

CONTINUA NO PRÓXIMO CAPITULO

Fonte: Fabio Batista – Material de Referência e apoio: Liçoes Bíblicas CPAD 3º Trimestre 2007 e a Bíblia / Profetico